12 de maio de 2024

Canal da Mobilidade

Fique por dentro das mudanças que estão revolucionando o setor

Caminhões com reboques refrigerados com painéis fotovoltaicos | Foto: Divulgação/Sono Motors

Reboque com painel solar aumenta sustentabilidade da cadeia do frio

Tecnologia permite que clientes do setor de transporte reduzam custos e emissões em toda a sua frota, diz fabricante

A empresa alemã de transporte movido a energia solar Sono Motors anunciou um acordo com a fabricante francesa de veículos refrigerados Chereau para a produção conjunta de um reboque frigorífico com 58,9 metros quadrados de painéis solares.

A Chereau, uma subsidiária do European Reefer Group, construirá o reboque para testes extensivos para avaliar a viabilidade técnica e econômica de integrar uma solução solar personalizada para um veículo de série de alto volume, informa o comunicado à imprensa.

A Sono Motors equipará o teto e as laterais de um reboque Chereau existente com 54 módulos solares usando um processo desenvolvido especificamente para veículos de carga. A energia solar será usada para operar a unidade de refrigeração por meio do carregamento da bateria.

A integração solar fornecerá à unidade de refrigeração do reboque um pico adicional de 9,8 kW, oferecendo uma possível economia de combustível de aproximadamente 3,4 mil litros por ano, podendo atingir economia de até 8.475 litros em condições de pico.

O lançamento planejado do reboque no IAA Transportation 2022, em Hanover, em setembro, será seguido por testes intensivos durante uma avaliação de campo de vários meses por um cliente da Chereau na França.

Parte do processo de teste é validar os ganhos energéticos e economia de combustível que são baseados em cálculos internos, incluindo simulações de clima e eficiência do sistema.

“Essa parceria é um grande passo para a Sono Motors, pois abrimos uma indústria completamente nova para nossa tecnologia Sono Solar altamente flexível e proprietária. Oferecemos uma plataforma leve e adaptável que é ideal para reboques refrigerados e permite que os clientes do setor de transporte reduzam custos e emissões em toda a sua frota”, disse Laurin Hahn, cofundadora e CEO da Sono Motors.

Fonte: Blog do Frio