28 de abril de 2024

Canal da Mobilidade

Fique por dentro das mudanças que estão revolucionando o setor

Super Ar promove curso presencial sobre ar-condicionado automotivo

Escola do professor Sérgio Eugênio da Silva realizará treinamento intensivo de 26 a 28 de novembro

A proximidade do verão, a perspectiva positiva de retorno da alta demanda do mercado do HVAC-R e a falta de mão de obra especializada levaram a oficina e escola Super Ar a abrir inscrições para o curso presencial sobre ar-condicionado automotivo, marcado para os dias 26 (sexta-feira, das 19h à meia-noite) e 27 e 28 de novembro (sábado e domingo, das 9h às 19h), na capital paulista.

O aluno que se formar neste treinamento intensivo será capaz de uma série de atividades, como reconhecer as peças de um sistema; recolher fluido refrigerante, desmontar e montar parte do sistema; efetuar a recarga do fluido e fazer balanceamento do óleo no sistema; identificar os diferentes tipos de caixa de ar-condicionado e de sistema de ar quente, além de efetuar substituição das válvulas e conserto entre o comando e a válvula em caso de ligações por cabos.

Também poderá atuar para substituir tubos, mangueira e anéis o’ring do sistema; identificar fuga e vazamento do fluido refrigerante através de contraste com ultravioleta e detectores de vazamentos eletrônicos sonoros; realizar consertos de mangueira com prensa hidráulica manual e usar instrumentos específicos no vácuo, utilizando o manômetro com mais profundidade, entre outros processos.

O curso tem um extenso conteúdo programático, desenvolvido para elevar as capacidades dos profissionais do setor do frio. A partir disso, os alunos poderão conhecer a história do ar-condicionado e a evolução dos veículos climatizados.

Fazem parte da lista de temas a serem ensinados circuito de refrigeração; componentes do sistema; calefação; tipos de caixa de ar; equipamentos para manutenção; recolhimento e reciclagem do fluido refrigerante; recarga de fluido; normas e procedimentos de segurança; camada de ozônio; remoção e colocação peças do sistema (tubos, mangueiras, válvula de expansão e condensador).

Também estão neste rol os tópicos conceito de calor, umidade e pressão; unidades de medida de calor; relação temperatura e pressão; tipos de pressão; tipos de sensores de pressão e temperatura; princípio elétrico – tensão, corrente e resistência; utilização de multímetro para testes em componentes do ar condicionado; testes em transdutores de pressão;rRelês e bobinas; tipos de válvula de expansão; tipos compressores de ar-condicionado; limpeza, higienização e descontaminação do ar-condicionado; soldas em tubos com oxiacetileno; dicas para montar máquina de simulação de vazamento e fuga no sistema; estratégia para limpeza no sistema sem custo; limpeza no sistema com R-141b.

“Este curso habilita o profissional a atuar, com segurança e confiança, no atendimento a demandas em veículos da linha amarela, que atuam com movimentação de terra, como escavadeiras e retroescavadeiras, carregadeiras, compressores, gruas, guindastes e plataformas aéreas, e em veículos da linha verde, formada por maquinário agrícola, como tratores, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores”, destaca o engenheiro mecânico Sérgio Eugênio da Silva, diretor da Super Ar.

:: Serviço ::

Além do certificado de conclusão, o curso oferece almoço e coffee-break, livro sobre ar-condicionado e inclusão no grupo de WhatsApp com alunos de todo Brasil. Mais informações no site da Super Ar, pelo telefone (11) 2721-8788 ou via e-mail: faleconosco@superar10.com.br.