18 de maio de 2024

Canal da Mobilidade

Fique por dentro das mudanças que estão revolucionando o setor

Vulkan apoia expedição off-road em prol da Emenda de Kigali

Viagem organizada por oficina paulistana reforça importância da ratificação pelo Brasil do adendo ao Protocolo de Montreal

A Vulkan Lokring está entre as empresas e entidades apoiadoras da primeira edição da Expedição do Clima, jornada em prol da conservação do meio ambiente e da sustentabilidade na indústria automotiva organizada pela oficina e escola profissionalizante Super Ar.

O grupo de profissionais do setor de refrigeração e ar condicionado, que partiu de São Paulo na sexta passada (6), chegou sábado à região do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins.

Segundo os organizadores, o principal objetivo da viagem é conscientizar os proprietários de veículos automotores sobre os danos ambientais causados pelos gases de efeito estufa (GEE) que vazam dos sistemas de ar condicionado de carros, ônibus, caminhões e tratores.

“A Vulkan Lokring é uma empresa que nasceu com princípios ecológicos e seus principais produtos – os anéis e juntas Lokring – não geram fumaça, fogo, danos aos operadores, risco de explosão, incêndios e poluição, ao contrário das soldas comuns”, diz o engenheiro Mauro Mendonça, diretor comercial da companhia alemã na América do Sul.

“Por esses e outros motivos é que nós apoiamos e investimos em iniciativas como o Projeto Jalapão, que está totalmente em linha com nossa filosofia de deixar um planeta melhor para nossos filhos e netos”, acrescenta o executivo, ressaltando que a Expedição do Clima, idealizada pelo professor Sérgio Eugênio da Silva, “trará retorno ao nosso planeta”.

O docente lembra que o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês), documento divulgado nesta semana pela Organização das Nações Unidas (ONU), enfatiza que, se a temperatura da Terra subir 2 ºC neste século, “teremos adversidades climáticas cada vez mais extremas e frequentes, como estiagens no Nordeste e no Centro-Oeste e enchentes no Sudeste”.

“Esse será um cenário devastador para a nossa economia”, alerta o especialista. “Por isso, estamos no segundo maior bioma brasileiro levantando a bandeira em prol da ratificação da Emenda de Kigali pelo nosso Congresso.”

Segundo o idealizador da Expedição do Clima, o adendo ao Protocolo de Montreal define um cronograma de redução gradual de fabricação e consumo de hidrofluorcarbonos (HFCs) de alto potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) em mais de 80% nos próximos 30 anos.

“Tenho certeza que nosso setor tem muito a contribuir para alcançarmos o objetivo de não deixar a temperatura média da Terra subir mais de 1,5 °C neste século, o que será fundamental para amenizarmos os efeitos negativos da emergência climática que já estamos enfrentando”, avalia.

No último sábado (7), antes de chegar ao Jalapão, Expedição do Clima passou por Brasília; projeto de decreto legislativo que põe o Brasil entre os signatários da Emenda de Kigali está parado na Câmara dos Deputados desde o ano passado | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Fonte: Blog do Frio