21 de maio de 2024

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Carrier oferece contêiner compatível com o R-513A

Companhia desenvolve unidades frigoríficas prontas para operarem com substância de menor impacto climático | Foto: Divulgação

A Carrier Transicold está introduzindo no mercado de contêineres refrigerados equipamentos preparados para operar com o fluido refrigerante R-513A, substância à base hidrofluorolefina (HFO) comercializada pela Chemours como Opteon XP10.

As novas unidades frigoríficas, que integram a linha PrimeLine, deverão estar disponíveis ainda neste primeiro semestre, enquanto os kits de conversão deverão ser fornecidos a partir do fim do ano, informa a empresa.

“A eliminação gradativa dos hidrofluorcarbonos [HFCs] tradicionais, devido ao seu alto potencial de aquecimento global [GWP, em inglês], suscitou preocupações sobre sua disponibilidade e seus preços no futuro, e alguns dos nossos clientes demostraram interesse em usar o R-513A como uma alternativa [ao R-134a]”, ressalta Willy Yeo, diretor global de marketing de contêineres refrigerados da companhia.

As novas unidades de refrigeração possuem um compressor scroll digital projetado para funcionar com Opteon XP10, bem como com o R-134a.

Segundo o comunicado distribuído à imprensa, os contêineres serão vendidos com R-134a, permitindo que os clientes migrem, posteriormente, para o Opteon XP10. As conversões exigem apenas um kit com uma atualização de software e a troca do filtro secador, diz a indústria.

De acordo com o Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (AR5), a mistura azeotrópica desenvolvida pela Chemours e aprovada pelos principais fabricantes mundiais de equipamentos tem GWP de 573, valor 56% menor que o do R-134a.

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Banner da Chemours sobre o fluido refrigerante Opteon XP40